quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Felicidade, quem é responsável por ela?

Você sabe me dizer? quem é responsável pela sua felicidade? Ah! não venha me dizer que é você mesmo, porque não é. Não venha me dizer que temos que ser felizes sozinhos antes de sermos felizes ao lado de outro. Balela, mentira, história pra boi dormir. Ninguém é feliz sozinho. A felicidade depende sim de um terceiro na sua vida, e na vida de qualquer um. Duvida? Vejamos então. Você é feliz quando seu filho ou filha está doente? NÃO!!!. Você é feliz quando um ente querido seu está doente, ou sofrendo por um problema pessoal qualquer, que você não consegue ajudar? NÃO!!!!. Quando você tem um animal de estimação e ele sofre um envenenamento, um atropelamento, um mal trato qualquer, sobrevive ou morre, tanto faz, você é feliz??? NÃO!!! Então não venha me falar que sua felicidade não depende de outro, porque depende sim.
Eu só consigo ser feliz quando tudo e todos estão bem em minha volta. Portanto a minha felicidade depende sim de outras pessoas. Seria muito egoísmo da nossa parte sermos felizes, se a nossa volta os nossos amigos, parentes e animais de estimação, entre outros seres queridos estejam mal, infelizes, sofrendo. Imagine, você feliz, rindo, contente enquanto um amigo seu sofre uma desilusão, ou passa por um momento delicado na saúde. Oras... muita insensibilidade, não acham? Para ser feliz há de se ter responsabilidade para não ferir o outro que não está passando um bom momento. Essas frases feitas que dizem que a sua felicidade só depende de você, não passa de história de gente carente, que tem medo de não ter alguém pra lhe fazer feliz. Precisamos sim da felicidade, mas da felicidade original, real, concreta e compartilhada, dividida, aquela que uma completa a outra sim... Somos sim metades uns dos outros... Somos sim dependentes da alegria e da felicidade do outro para sermos felizes. Assumam, não somos nada sozinhos, não somos felizes sem a felicidade do outro. Nossa felicidade depende da felicidade do nosso companheiro, que está sempre ao nosso lado também para nos fazer feliz, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza. Então nos resta simplesmente ser feliz fazendo o outro feliz... até que a falta da felicidade nos separe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário