segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Quanto deve durar um relacionamento?

Quanto deve durar um relacionamento? Qual é o prazo de validade de uma união? Qual é o critério que deve ser usado para realmente saber se o prazo acabou, ou se é uma simples crise passageira?
Fui casada 17 anos e passei por várias crises, e crises bravas, mas nunca achei que meu casamento tinha acabado de fato. Fico pensando nesses casais que se separam depois de 20, 25 anos de casados. O que será que os levou a ter certeza que realmente não havia mais chances nenhuma de concertar o que parecia estar quebrado? Há quem diga que a rotina, a vivência de muitos anos acaba tornando o casamento massante, monótono, razão pela qual o casal se afasta, e se separa. Ah! eles se conhecem demais! Mas não é muito melhor conviver com quem você já sabe as manias, os defeitos e as virtudes? Não???? Eu acho que sim, é tão mais difícil acostumar-se com uma nova pessoa, com novas manias. E esses casais que se separam com menos de 1 ano de casados, se separam porque? Ah! porque se conheciam pouco, não tiveram tempo suficiente para perceber se realmente um tinha a ver com o outro. Enfim, muito conhecimento da pessoa, pouco conhecimento da pessoa.... tudo, tudo é motivo para uma separação, tudo é motivo para dizer basta.
Na verdade, o que acabou ou nem começaram a ter foi a admiração um pelo outro, o bom humor, a alegria, a cumplicidade, e nem vou falar de amor, porque nem sei se isso existe ainda. Então eu ainda me pergunto, por que acaba a admiração? Por que ela ou ele não é mais belo/bela, forte, viril, sensual? Não sei.... Acho que criamos expectativas demais, por tempo demais, só que tudo muda o tempo todo no mundo, e isso é muito bom... seguir enfrente e aceitar as mudanças e conviver com elas feliz e satisfeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário